Eu nem sei mais como elogiar o Red Velvet

Red-Velvet-21

Se você algum dia for estudar análises críticas, vai se deparar com exaustão em passagens que reforçam a extrema cautela do redator em expor sua preferência, com o mínimo de tendenciosismo possível. Isto é, evitar ao máximo a parcialidade, ainda que anulá-la seja paradoxal ao ato de se realizar uma avaliação.

O correto é, portanto, expor suas impressões com uma argumentação equivalente ao que sentiu, para transmitir isto ao público.

Recomendado: Red Velvet adere ao culto demoníaco em Peek-A-Boo

Com Red Velvet, a mim, tem sido cada vez mais difícil ser calculista nas observações. Não que este blog se leve tão a sério, mas eu não posso simplesmente surgir aqui, postar o MV e comentar coisas como “Ai a Irene tá demais”, “Meu Deus que arraso essa coreografia”, “AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH”.

Pois vendo o MV de Bad Boy, está é a vontade.

Tudo que eu disse acima talvez tenha me comprometido. Mas combinamos, sério, se você não gostou disso, você está erradx. Não há outra opção. Não me venha com “gosto é gosto” (calma que tô brincando). As meninas da SM, no momento, estão no pináculo da relevância, mesmo que não encontrem resposta popular semelhante ao Twice – sem desmerecer as gurias do JYP, quais também nutro simpatia.

Mas aqui…é um nível completamente diferente. Rivalizado vez ou outra pelo Loona, é verdade, mas com mais competência a regularidade, eu diria. Sem contar, é claro, a versatilidade, grande marca do grupo até aqui, com a apreciação sendo subjetiva.

Ao retomar o lado Velvet, mesmo que não mimetizem o que fora prometido nas épocas de Automatic e Be Natural, o Red Velvet assume uma categoria isolada e inalcançável ao mercado atual. Quem fez isso em outros tempos, foi o próprio f(x), que só agora encontra uma pequena suavidade em seu sumiço, mesmo que a falta nunca seja completamente abatida.

Aquele enquadramento tradicional

Enfim, o que começou com Peek-A-Boo, é ressaltado, reformulado e reativado em Bad Boy, como um spin-off de um mesmo universo. É uma diferenciação consciente, proposital, não um tiro no escuro. E não, principalmente, uma acomodação – é claro que ousadia sem noção é mais demérito do que o contrário, mas o Red Velvet já se encontra num status quase arrogante, no extremo da autoconfiança. E elas justificam isso, é claro.

Tantos parágrafos de maravilhamento, sem tocar no MV em si. O material promocional – visual, pois não ouvi os teasers, assistindo-os no mudo, mais as fotos – talvez seja o melhor de todo o Kpop, permitindo um questionamento, a meu ver, apenas o majestoso trabalho de Red Light, quase 4 anos atrás.

É um Q bem categórico e reverencial, porém não específico. Os vídeos são voluptuosos, bem, bem sugestivos, enquanto as fotos se alternam entre o noir e reminiscências de sci-fis das décadas de 50, 60, algo bem trash – lembrando que o peek-a-boo também fez referência a filmes de terror B de décadas passadas.

Raccord com estilo

Em prática, entretanto, o clipe de Bad Boy segue o abstrato, sem uma história facilmente discernível, como em Peek-A-Boo, por mais que a montagem incutisse um senso de complexidade maior do que realmente era – pura brincadeira narrativa. O livro exibido, intitulado Ceci n’est pas de la levre, é fictício, mas faz referência ao pintor belga da escola surrealista, René Magritte, famoso por telas com legendas que contradiziam seu conteúdo, uma ode à metáfora e a liberdade artística, entre outras opções. Como o MV, é claro, e você coloque esta informação como bem entender em sua compreensão. Pode significar nada; que o que se vê no vídeo não é o que parece, até uma indireta à imagem idealizada que temos de Idols. Está em aberto.

Recomendado: A Performance do Red Velvet no Sugar Man 2 é a Melhor Coisa que Você Verá Hoje

Ainda fico com Peek-A-Boo, que futuramente certamente estará consolidada entre minhas favoritas de todos os tempos, mas Bad Boy tem vigor para uma participação honrosa, com pulso e flexibilidade, ainda elegante, como se esperava inicialmente desta nuance mais madura, mas sem perder o espírito “nefasto” que a marca assume com o tempo, mas com o tom da rebelião.

Hoje, o Red Velvet janta sozinho.

Você gosta do conteúdo do Delírios? Não deixe de curtir a página no Facebook.

31 comentários em “Eu nem sei mais como elogiar o Red Velvet

  1. Quando ouvi essa música hj de manhã fiquei igual uma pré adolescente do twitter gritando HINOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    pena que as novas bsides são ruins

    Curtir

  2. Eu gostaria de dizer que eu entendo perfeitamente o sentimento de querer parecer imparcial quando a vontade é sair gritando PISOU SAMBOU LACROU QUE HINOOOOO ME DÁ UM TIRO nas internets da vida.

    Estou super de acordo com o que você disse sobre as meninas estarem no topo no quesito qualidade de girl groups. Sério, eu só consigo ver o Loona batendo de frente com elas de vez em quando, mas mesmo assim Red Velvet está lá em cima. E é bem interessante ver isso sabendo que eu acompanhei elas desde o início, porque minha nossa, a cada álbum novo elas melhoravam mais e mais ~por mais que pareça estranho, estou incluindo o The Velvet aqui iasiasdiasjdiasjda ~. Elas foram de meninas aleatórias do SM Rookies pra rainhas da empresa. Apesar de eu mesmo dizer que comparações não fazem sentido, consigo ver elas claramente tomando o lugar de grupo feminino principal da SM, já que Girls’ Generation e f(x) já não dão tantos sinais vitais quanto antes.

    E QUE MÚSICA BOA, MEU DEUS. Peek-a-boo ainda tem suas várias qualidades, mas finalmente meu coração escolheu a sucessora espiritual de Automatic ~com as devidas diferenças~. Essa música é a que eu escolheria pra voltar da faculdade de noite, pra andar desfilando na rua todo poderoso enquanto dou um fim em apoiadores do Bolsonaro. Ela tem uma aura sexy que eu não via faz tempo, e eu amo essa aura.

    E, sinceramente, por enquanto as meninas estão ganhando de lavada dos meninos em questão de qualidade dos comebacks. Que o resto do ano se mantenha assim e que GFriend esqueça de Love Whisper e Summer Rain e prossiga com a evolução que foi Fingertip, amém.

    Por último, estou aplaudindo de pé junto com você asidhiasdiasjdas

    P.S: A WENDY ESTÁ MARAVILHOSA NO MV, MEU DEUS

    Curtir

  3. Supondo que a parte musical de Peek-a-Boo fosse um 10, eu daria um 8.5 pra essa, todavia a parte “arte visual” no geral de Bad Boy é bem superior;
    E as garotas tão cada vez mais bonitas, daqui a pouco já vai entrar no espectro divino, vão suspeitar que a própria Afrodite tenha descido na Coreia e abençoado cada uma delas quando nasceram. As vezes me pego admirando a Joy tão intensamente que percebo que tinha esquecido de respirar.

    Curtir

  4. Acabei gostando bastante da música mas eu esperava ainda mais. É ótima, porém acho que fica meio abatida se comparada aos singles recentes do grupo e parece b-side do Perfect Velvet.

    Mas o MV está maravilindo, fazendo jus aos outros do grupo. Nem sei se gosto mais do de Peek-A-Boo ou desse.
    O que falar de Irene de maria-chiquinha? Rainha. Já podem até trocar o nome do corte pra irene-chiquinha. -q

    De qualquer maneira, Red Velvet, mesmo não superando minhas expectativas, continua varrendo favoritas pra fora e me fazendo ter cada vez mais certeza de que escolhi o grupo ultimate certo só por existir.

    E o que você achou de All Right e de Time to Love?

    Curtir

  5. Hey! Eu vinha ver o teu blogue e descobri que tinhas vindo para o WordPress XD Acho que também tinha achado estranho se tivesse ido ao Bloglovin’ e não ver lá notificações de posts novos. Acabei por não saber bem porquê (o post onde explicavas já não existe?), mas enfim.

    Acho que Red Velvet é um dos poucos grupos que consegue fazer sempre músicas que eu gosto (exceto Rookie que foi aquela coisa meio meh), é por isso que gosto tanto delas, os álbuns são sempre muito bons e por muito estranho que pareça nem têm muito a ver com as title tracks (que também são boas por isso tudo é bom). Elas têm uma versatilidade que muitos grupos não conseguem obter, sinto que elas conseguem fazer qualquer conceito que lhes apareça à frente.

    A Preguiça É Um Hobby

    Curtir

    1. Quanto tempo, minha querida! Pois é, foi tudo muito rápido. Realizei todas as mudanças num sábado, trabalhando umas 8 horas consecutivas. Então postei no blogspot falando sobre as mudanças, mas resolvi simplesmente mudar e direcionei o blog. Infelizmente não é possível, no plano gratuito, redirecionar posts específicos, de modo que todo link vem à página inicial, mas é uma mudança que considero benéfica.

      Curtir

  6. Olha, tô nem aí pra essa gente dizendo que poderia ser melhor. A galera tem que parar de esperar um hinão do século, toda vida. Eu ainda fiz o esforço de gastar meu 3G só pra ver o clipe, acabei vendo sem hype algum. Já que ao menos,vi o teaser ou, sabia que teria um MV, completamente isolada da internet.
    Enfim, não tem o que dizer, não tenho o que reclamar, apenas dizer que… É OTIMO! Alguém dê a coroa de grupo da nação para essas meninas, sinceramente, elas estão merecendo. E eu, pensando seriamente agora em me tornar Reveluv, essas meninas mexem comigo de uma forma. E esse clipe? Acho que tive varias paradas cardiacas enquanto assista.

    Curtir

Deixe um comentário